Se na época de Tiradentes as pessoas iam ao dentista apenas para extrair dentes que doíam, hoje elas vão para ficarem mais bonitas, rejuvenescerem, eliminar incômodos, sentirem-se mais saudáveis ou para prevenir problemas.
Cada uma das especialidades da Odontologia fornece soluções que antes eram inimagináveis ou de pouco acesso. A Ortodontia é umas das especialidades que mais apresentou inovações nos últimos anos. Vamos conhecer duas delas?
Braquetes autoligáveis
Os braquetes são aquelas pequenas peças que ficam coladas na superfície dos dentes. Servem para prender o fio ortodôntico que é usado para aplicar a força que movimenta e alinha os dentes.
Diferente dos braquetes tradicionais, os autoligáveis não precisam das “borrachinhas” para fixar o fio ortodôntico. Para tanto, possuem um clip metálico que trava o fio. Isso proporciona enormes vantagens ao tratamento ortodôntico, tais como:
Menor número de sessões com o ortodontista
As sessões podem ser mais espaçadas
São esteticamente mais discretos
Menor retenção de alimentos pela ausência das “borrachinhas”
Mais fáceis de higienizar
Mais rápido nas fases iniciais de tratamento
Provoca menos dor
Alinhadores ortodônticos transparentes
Os alinhadores são uma espécie de placa ou moldeira removível feita de material transparente que cobre os dentes. Em média, essas placas têm 0,75 mm de espessura, o que significa que elas são bastante confortáveis.
Os alinhadores são trocados a cada duas ou três semanas, de acordo com o plano de tratamento definido pelo dentista. Esses alinhadores são utilizados em sequência e pouco a pouco dirigem os dentes para as posições corretas, de modo semelhante aos aparelhos fixos.
As principais vantagens dos alinhadores em relação aos aparelhos fixos convencionais são:
Estética: são mais discretos do que os aparelhos fixos por serem confeccionados com material transparente
Liberdade na alimentação: as placas podem ser removidas durante as refeições. Por conta disso, o paciente pode comer alimentos duros que poderiam danificar o aparelho fixo;
Higienização facilitada: por ser removível, o alinhador facilita a escovação e o uso do fio dental;
Maior conforto: como os alinhadores são confeccionados de forma personalizada, eles não criam volume e não machucam a bochecha ou os lábios. Além disso, as dores e os incômodos decorrentes da movimentação dos dentes são reduzidos.
Quando utilizar uma ou outra dessas técnicas? Saiba que apenas o ortodontista pode decidir sobre isso após estudar profundamente cada caso.
A Odontodim já oferece aos seus clientes essas duas formas de tratamento ortodôntico. Quer saber mais? Entre em contato conosco!
Unidade Vila Mariana
Rua Madre Cabrini, 192
11 5573-4783 | 99341-7836
Unidade Morumbi
R. Dr. Luiz Migliano, 1986, Cj. 705
Ed. Office Bonnaire (ao lado do Shopping Bonnaire)
11 3507-3961 | 97022-7137
Vitor Ribeiro
Cirurgião-Dentista
CROSP 31.3015
Imagem: Freepik
Comentários