top of page
  • Foto do escritorODONTODIM

Entre a tortinha e a maçã



E agora, o que escolher? Exclusivamente do ponto de vista da saúde da boca, você poderia comer as duas. De preferência, primeiro a tortinha e depois a maçã.


Por quê? É simples. Embora a tortinha seja uma delícia, ela possui um ingrediente que pode se tornar problemático para a saúde bucal: o açúcar. Acontece que este é o alimento preferido das bactérias que vivem na sua boca. Sim, elas adoram as tortinhas, assim como você!

Essas bactérias, na presença do açúcar, formam uma colônia, uma espécie de cidade de bactérias que chamamos de biofilme. Você não consegue vê-lo, mas ele está lá recobrindo os dentes e as gengivas. E o pior: liberando ácidos e toxinas que produzem a cárie e as doenças de gengiva. Tudo a partir da uma inocente tortinha.


Calma! Antes que desista da tortinha, vou te dar uma boa notícia: se após comer essa delícia, você conseguir remover o biofilme, as bactérias não poderão produzir os tais ácidos e toxinas. Sim, mas como remover o biofilme? Aí é que entra a maçã! Essa fruta, por conta de suas muitas fibras, remove parte do biofilme. Além disso, estimula a produção de saliva e isso protege os dentes do ataque das bactérias. A maçã é uma verdadeira super-heroína!


Porém, ela não consegue dar conta de todo o biofilme. Então, para completar o serviço será preciso usar a escova e fio dental, seus fieis escudeiros. Mas faça isso o mais rápido que puder, pois as bactérias do biofilme são ligeiras na produção de ácidos e toxinas.


Com isso em mente, não fique na dúvida: coma logo as duas! Sem peso na consciência e sem medo de ser feliz!



Vitor Ribeiro

Cirurgião-Dentista

CROSP 31.3015


Imagem: Freepik

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page